O CETA surgiu da necessidade da idealizadora e psiquiatra, Dra Bruna Boaretto, em contar com uma rede de profissionais, de diferentes especialidades, para oferecer um tratamento adequado aos pacientes com dificuldades relacionadas ao corpo e alimentação. Infelizmente, são pouquíssimos os centros especializados em transtornos alimentares em nosso país, e a maior parte dos profissionais que se especializam na área não têm a oportunidade de atuar em um deles e assim contar com toda a estrutura necessária para desenvolverem o seu trabalho. Desta forma, passam a atuar de maneira autônoma, o que os impedem de oferecer um tratamento de primeira linha: Interdisciplinar, com uma metodologia unificada e equipe coesa.
Ao longo dos últimos anos, o CETA se consolidou como referência no campo dos transtornos alimentares, e assim muitos profissionais altamente capacitados, porém sem condições de atuação, foram se reunindo para continuarem aprendendo, discutindo casos e formando equipes especializadas para tratar dos pacientes que nos procuram. Hoje, além de conectarmos o paciente aos profissionais especializados, oferecemos mentoria e capacitação continuada para aqueles que desejam ser referência na área dos transtornos alimentares.
Participei de programas especializados em transtornos alimentares, que são referência em nosso país no tratamento dessas condições. Ao me deparar com a realidade desses locais de tratamento, e o que proporcionam aos pacientes, senti-me muito solitária e sobrecarregada em fazê-lo sem uma rede de apoio em minha prática clínica privada.
Dra. Bruna Boaretto, médica psiquiatra e diretora técnica do CETA.