Mindfulness & Mindful Eating, uma técnica para ser praticada.

Uma foto de um prato com o formato de uma cabeça. Dentro do prato aparecem diferentes tipos de comida, indicando a tecnica de mindfulness
Podemos traduzir o Mindfulness como uma prática de atenção plena, um conjunto de técnicas baseadas em exercícios de meditação. Tem origens budista, mas hoje já é usado de uma forma laica, com objetivo de trazer a sua atenção para o “agora”.

Mindfulness no Mindful Eating, ou comer com atenção plena, traz a atenção à comida de uma forma não julgadora, uma forma intencional.

Praticando Mindfulness no Dia a Dia

A prática de Mindfulness não se limita apenas à meditação, mas pode ser incorporada em várias atividades cotidianas, incluindo a alimentação. O conceito de Mindful Eating é um exemplo claro de como o Mindfulness pode transformar nossa relação com a comida.

O objetivo dessa técnica no Mindful Eating é trazer uma visão diferenciada, uma nova relação com a comida, mais calma, mais harmônica. É uma forma de tirar a nossa alimentação do “piloto automático”. É importante ressaltar que a técnica não é uma dieta, que deve ser praticada regularmente, trazendo a mudança de “dentro para fora”, com um olhar de principiante, sem julgamentos.

Incorporando Mindfulness no Restaurante

Podemos colocar o Mindfulness em prática no restaurante, por exemplo. Temos o hábito de ir ao buffet e fazer um prato grande, muitas vezes até sem muita fome, por ver tantos alimentos diferentes. É como dizem: “nós comemos com os olhos”. Então, primeiramente, observe o buffet com atenção plena, veja os alimentos que estão dispostos e escolha o que mais lhe agrada. Antes mesmo de pegar o prato e começar a se servir, sinta o aroma dos alimentos e veja quais você acredita que te agradarão mais. Faça seu prato com os alimentos que mais sente vontade e que mais te agradam.

Descanse o talher entre as garfadas no momento em que conversa com outras pessoas e tente prestar atenção plena no alimento. Na medida que praticamos, tomamos consciência e temos o poder de escolha.

Essas práticas você pode fazer em casa. Lembre-se que é importante praticar regularmente para internalizar. O interessante é que cada prática acontece de uma forma diferente e traz experiências diferentes. Então, repita algumas vezes.

Mindfulness na Vida Cotidiana

Na prática de Mindfulness, não existe o certo e o errado, é simplesmente praticar. Se tiver alguma dúvida, procure um profissional.

Karoline Taques dos Santos
Nutricionista | CRN 8 9379

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Olá, posso ajudar?