Os Transtornos Alimentares tem uma etiologia multifatorial, isto é, diversos fatores interagem entre si dando origem aos sintomas da doença. Alguns desses fatores já foram bastante explorados e difundidos, como por exemplo os fatores socioculturais e outros fatores dito ambientais.
A desnutrição gera alterações fisiológicas e comportamentais significativas, tais como declínio cognitivo, instabilidade física e mental, dificuldades gastrointestinais, dentre outras.
Já a desnutrição, que é um fator importante que coloca um indivíduo em risco para desenvolver um TA, bem como mantém os sintomas ativos, não é tão comentado pela mídia e profissionais de saúde. A desnutrição gera alterações fisiológicas e comportamentais significativas, tais como declínio cognitivo, instabilidade física e mental, dificuldades gastrointestinais, dentre outras.
Isso nos possibilita compreender que um paciente desnutrido dificilmente terá crítica sobre o seu estado de saúde, e que mesmo que a tenha, apresentará intensa dificuldade em mudar de comportamento, necessitando portanto de ajuda profissional.
Dra. Bruna Boareto
Médica Psiquiatra | Idealizadora do CETA