Anorexia Nervosa e Imagem corporal

Muher com anorexia nervosa, na frente de um espelho, segurando uma fita métrica
Embora a maioria das pessoas com anorexia nervosa apresente baixo peso corporal, nem todos os pacientes estão abaixo do peso no momento do diagnóstico.

Em geral, a anorexia nervosa é caracterizada por uma preocupação com a forma, o peso e o tamanho do corpo. Essa preocupação geralmente interfere na vida cotidiana e é um dos principais impulsionadores dos comportamentos alimentares desordenados associados à AN. A preocupação com a imagem corporal pode se manifestar como:

  • Pesagem ou medição frequente do corpo
  • Verificação constante no espelho
  • Expressão regular de preocupações sobre “estar gordo(a)” ou desejo de perder peso
  • Comparação frequente com outras pessoas, especialmente em termos de forma ou tamanho corporal 

Anorexia Nervosa e a percepção alterada do peso

É importante observar que essas preocupações não estão relacionadas ao peso, à forma e ao tamanho corporal reais. Embora a maioria das pessoas com anorexia nervosa apresente baixo peso corporal, nem todos os pacientes estão abaixo do peso no momento do diagnóstico. O fio comum entre todos eles é uma percepção alterada do peso corporal.

Tratamento da imagem corporal

Aqui no CETA, entendemos a importância de abordar não apenas os comportamentos alimentares desordenados, mas também a percepção distorcida da imagem corporal. Nosso programa terapêutico inclui intervenções específicas para ajudar os pacientes a desenvolver uma relação mais saudável e realista com seus corpos.

Nossos profissionais de saúde mental trabalham em colaboração com os pacientes para explorar e desafiar as crenças negativas sobre a imagem corporal. Além disso, oferecemos apoio nutricional especializado para ajudar os pacientes a reconstruir uma relação saudável com a comida e o corpo.

Nosso objetivo é capacitar os pacientes a desenvolver habilidades para lidar com os gatilhos que desencadeiam a preocupação excessiva com a imagem corporal e promover uma autoimagem positiva e compassiva.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Olá, posso ajudar?